ESTUFAS DE SECAGEM DE PINTURA

 

As Estufas de secagem de pintura, largamente utilizada nas indústrias com grande volume de pinturas, necessitam de estufas de secagem de grande eficiência para minimizar o tempo de secagem em todo o processo.

No entanto toda a eficiência tem riscos a serem considerados, por utilizarem gases combustíveis como o GLP, Gás Natural, etc.

Um dos maiores riscos é quanto à explosão, seja por vazamento de gás em cavaletes de gás, má queima de gás na estufa gerando uma condição propícia a explosão, seja por ignição ou temperatura.

Por este motivo, os gases precisam ser monitorados, de acordo com cada caso, onde é necessário antes de fornecimento de equipamentos, uma avaliação e estudo detalhado do ambiente a ser monitorado, desta forma adequando-se a instrumentação quanto à aplicação, 

Nos casos de Estufas de Secagem onde a temperatura é elevada e o resultado da queima gera outros gases e contaminantes é necessário que a amostra de gás seja tratada antes de chegar ao sensor, que tem a sua temperatura média de trabalho entre -10°C a 40°C, não variando muito abaixo ou acima destes valores, independente do princípio de medição, (isto para qualquer fabricante de sensores no mundo).

Para tanto a New Cosmos Eletric Co. Ltd. através de anos de estudos e testes de materiais, desenvolveu um sistema de coleta de amostras de gases de ambientes agressivos, justamente para se obter os valores das concentrações de gases o mais preciso possível, uma vez que a umidade, temperatura, vazão, partículas, micro partículas, etc., influenciam diretamente no resultado final, principalmente protegendo o sensor para que o mesmo tenha a vida útil preservada oferecendo as medições com menor incertezas acumuladas.

 

O Sistema de coleta de amostra de gases de Estufa de Pintura é equipado basicamente com;

- Cooler para que a amostra de gases tenha a sua temperatura à condição de trabalho do sensor,

- Sistema de Dreno, para que os vapores líquidos sejam eliminados da amostra de gás,

- Flow Checker, checa a condição da bomba de sucção, é necessário que a amostra de gás passe        pelo sensor na vazão adequada ao sensor,

- Filtro para partículas sólidas,

- Filtro para micro partículas, 

Além de outros itens que são adicionados ou substituídos conforme as condições do ambiente e o gás a ser monitorado.

 

 Abaixo exemplo de Sistema de Coleta de amostra de gases;